terça-feira, 19 de maio de 2009




É culpa do paciente. É claro




- Você sabe, Maria, eu estou desolada. Adoro o Rafael, descobri que ele é o homem da minha vida, e agora o mundo desaba sobre nossa cabeça com esse maldito processo. Estou arrasada e com muito medo de que o meu Rafa vá para a cadeia...
- Espera aí. Eu estou fora do assunto. Por que estão proces­sando o Rafael? O que houve com seu trabalho na farmácia?
- Ah, Maria. Uma loucura causada por pessoas ignorantes.
O Rafael. como você sabe, adora fazer experiências com remé­dios. E não é que, há mais ou menos um mês, misturando certos sais com um xarope, ele acabou inventando um sensacional remédio para provocar rápido emagrecimento. A descoberta é extraordinária e, ainda há poucos dias, fomos comemorar essa invenção que vai levar o Rafa para as primeiras páginas dos jornais do mundo e, certamente, garantir-lhe um prêmio Nobel.E agora, com esses malditos a processarem-no, tudo pode desa­bar .. Estou inconsolada.
Mas, calma. A verdade sempre vence. Explique-me, por que o processo? Os pacientes não emagreceram com o remédio?
Ali, isso é impossível saber. Todos os pacientes, logo após, as primeiras colheradas do remédio, morreram e agora seus familiares querem processar o Rafael. É um absurdo, pois se morreram. como podem saber se o remédio fazia efeito ou não?

- Deus meu! Quantos pacientes usaram o remédio do Rafael?
-Nove, ao todo. Um, ainda ontem, estava em coma. Hoje já deve, como os outros, ter morrido. E não é que seus parentes, estúpidos, querem pôr a culpa no remédio? O Rafa é ótimo, o remédio excelente, os pacientes morreram apenas porque são maus pacientes. Culpa deles, é claro.
Isso também acontece com alguns professores.
Existem os que acreditam que suas aulas são maravilhosas e que somente os "maus" alunos não as aproveitam. Se ficam reprovados. estão certos que tal acontece porque assim o querem ou porque não merecem a aprovação. Esquecem que a aprendi­zagem é uma conquista pessoal. e, o que é fácil para alguns, nem sempre o é para todos. Acham que seus métodos são perfeitos, os alunos são reprovados porque são maus alunos. Também. culpa deles. é claro.


Essa é uma das crônicas do livro Marinheiros e Professores de Celso Antunes. vale a pena conferir, pois o livro é exelente para refletirmos sobre nossa prática. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário